Caso Cuca revela mudança no comportamento da opinião pública

Transformar a vítima em culpada tornou-se lugar comum em histórias de violência contra a mulher. Mas a régua da opinião pública Brasileira no Caso Cuca mostra que a sociedade está mudando. Mesmo que a passos lentos, mas está.

O ex treinador do Corinthians foi condenado a 15 meses de prisão por estupro de uma adolescente de 13 anos,mesmo assim teve uma carreira bem sucedida no futebol, com passagens por várias equipes, incluindo um amistoso pela seleção brasileira. Boa parte do País se esqueceu ou nem ficou sabendo do crime cometido pelo ex atleta.

O caso aconteceu no ano de 1987, quando Cuca ainda era jogador do Grêmio. O crime aconteceu em um hotel de Berna, na Suíça, e envolveu outros dois jogadores do time.

As Reportagens da época revelam tom do machismo vigente no País. O estupro chegou a ser chamado de “deslize de ordem sexual” e “travessura irresponsável” e os jogadores, de “doces devassos”. A mídia tentava passar pano para um comportamento que hoje seria tratado de maneira totalmente diferente a julgar pela reação da opinião pública após o crime vir a tona.

Alex filósofo

O jornalista Alex Filósofo (DRT: 2255/MA), professor e apaixonado pela Filosofia, também é empreendedor, blogueiro e graduando em Marketing Digital. Além disso, se destaca como ativista social e cultural. Sua formação intelectual, influenciada pelos pensamentos de grandes nomes da filosofia e da política, resulta em uma crítica sempre desafiadora e esclarecedora.

Leave a Reply