Durante a semana passada a população da ilha de São Luís amargou cerca de 5 dias de paralisação dos Rodoviários. A greve só teve fim após acordo mediado pelo Ministerio do Trabalho, com direito a vídeo divulgado pelo Prefeito Eduardo Braide vociferando melhorias no transporte público como parte do acordo com os monopolizadores do transporte público da ilha.
Aparentemente as palavras jogadas ao vento pelo Prefeito, serviram apenas para enfeitar sua fantasiosa página no Instagram. Ao contrário do prometido como contrapartida aos repasses milionários da prefeitura, o que pode se ver por toda parte são ônibus sucateados e a população prejudicada.
Registros dão conta que até mesmo o direito de ir e vir está sendo posto a prova quando Pessoas com Deficiência (PCDs) não conseguem serem transportadas com dignidade gerando desconforto e descumprindo o que rege a constituição na LEI Nº 10.098, DE 19 DE DEZEMBRO DE 2000 que estabelece normas gerais e critérios básicos para a promoção da acessibilidade das pessoas portadoras de deficiência ou com mobilidade reduzida.
Em seu Art. 2° a Lei Nº 10.098/2020 define como acessibilidade a possibilidade e condição de alcance para utilização, com segurança e autonomia, dos espaços, mobiliários e equipamentos urbanos, das edificações, dos transportes e dos sistemas e meios de comunicação, por pessoa portadora de deficiência ou com mobilidade reduzida;
Pois bem, em vídeos enviados ao blog CRÍTICA COTIDIANA , é possível ver as dificuldades das pessoas com deficiências (PCD’s), onde podemos perceber uma senhora que estava por mais de duas horas, E já havia perdido quatro ônibus, por mau funcionamento do elevador pra cadeirantes que tem que ter acessibilidade, e teve dificuldade ao entrar no quinto ônibus.
Em um dos vídeos enviados por leitores é possível ver uma senhora indentificada como dona Bárbara tendo dificuldades ao entrar no ônibus, graças ao elevador para cadeirantes que segundo os presentes, estava enferrujado elevou o motorista a realizar um verdadeiro malabarismo para poder garantir a dona Bárbara o direito de se locomover:
Em outro vídeo é possível ver o descontentamento da população com aqueles que estão no poder, cúmplices do descaso sofrido pela má prestação de serviço de transporte das empresas que há anos monopolizam esse setor tão caro a população.
“Nada mudou” assim como na letra de Léo Jaime, sucesso que faz parte do acervo musical dos mais críticos e atentos leitores deste Blog.
One comment