O vereador Wellington Sousa trouxe a tribuna da câmara de vereadores duas indicações requerendo o cumprimento da lei federal n° 14626/2023, da lei estadual n° 11911/2023, afim de garantir o atendimento prioritário a pessoa com autismo.
Sempre atento as dificuldades enfrentadas pela população Luminense, o vereador Wellington Sousa (PSB), protocolou na sessão desta sexta(11), duas indicações que reforçam seu compromisso com os ideais da neurodiversidade assim como a defesa dos direitos da pessoa com autismo.
Durante as últimas semanas ficou evidenciado a falta de respeito a lei que garante o atendimento prioritário em todo o território nacional a pessoa com autismo assim como seus responsáveis. Em pelo menos duas situações, uma inclusive que viralizou, um vídeo onde um funcionário do restaurante popular nem sequer sabia que o autista teria direito ao atendimento prioritário e se recusa a atendê-lo antes de outros usuários do restaurante.
Em uma outra ocasião, uma leitora do blog Critica Cotidiana, chegou a denunciar à página o desserviço recebido na UPA de Paço, na ocasião os funcionários da unidade afirmaram que a criança com autismo não tinha prioridade no atendimento, o que é de se estranhar se tratando de profissionais de saúde que deveriam ser treinados e capacitados para atender todos os pacientes de forma digna respeitando suas diferenças da forma mais humana possível.
Diante desses problemas que vem se tornando recorrentes, o vereador Wellington Sousa trouxe a tribuna da câmara de vereadores duas indicações requerendo o cumprimento da lei federal n° 14626/2023, da lei estadual n° 11911/2023 e da política municipal aplicada ao caso.


“A política para as pessoas com TEA tem avançado bastante na gestão da Prefeita Paula Azevedo, em Paço do Lumiar, mas precisamos fortalecer ainda mais e garantir que os órgãos públicos e as empresas privadas fixem as placas de atendimento prioritário e instruem seus empregados sobre esse direito, inclusive mesmo que a pessoa com TEA não esteja presente no atendimento.”
Wellington Sousa
Em um vídeo divulgado em suas redes sociais, o vereador fala sobre a problemática e propõe soluções para por em prática direitos garantidos pela constituição, mas que infelizmente não são vivenciados no dia a dia.
