Desde o início de 2023, as escolas comunitárias de Paço do Lumiar, estão sem receber os repasses financeiros a nível federal em consequência de um erro no Educacenso.
A problematica que vinha afetando o funcionamento de 11 das 25 escolas comunitárias do município, foi discutida em reunião envolvendo representantes das escolas, a prefeita Paula Azevedo, o vice presidente da câmara de vereadores, Wellington Sousa, e também da secretária de educação Yane.

As demandas ouvidas pela equipe da prefeitura em conjunto com câmara de vereadores foram analisadas e foram finalmente resolvidas graças a intervenção de diversas forças políticas da cidade que fizeram uma espécie de peregrinação a Brasília em busca de soluções para a crise posta.
Além do vereador Jorge Maru (Republicano), presidente do Legislativo Luminense, que intercedeu junto ao deputado federal Cléber Verde (MDB), tivemos também o deputado Márcio Jerry (PCdoB), parceiro de antigos carnavais da prefeita Paula, que também contou com o apoio da equipe do Ministério da Justiça e Segurança Pública MJSP e do próprio ministro Flávio Dino.
