Brasília: “o buraco é mais embaixo”

” Tudo flui, nada persiste nem permanece o mesmo”

Heráclito de Éfeso

O mundo é mudança, é “devir”, assim podemos interpretar as palavras do filósofo pré Socrático, Heráclito da cidade de Éfeso. É impossível entrar no mesmo rio duas vezes, pois nem você e nem o rio serão os mesmos. Essa lição não pode ser ignorada, sob pena de o governante se tornar obsoleto.

Nunca na história da República um governo enfrentou tantas comissões parlamentares de inquérito em um tão pouco tempo de gestão. Em cinco meses, foram abertas pelo menos 2  CPI’s e várias convocações do alto escalão do governo foram feitas, revelando as fragilidades e a  desarticulação no congresso  por parte do governo Lula.

O governo Lula tem enfrentado problemas na articulação política e acumulado sucessivas derrotas no Congresso. Nem o seu bombeiro oficial e ministro da Justiça, Flávio Dino tem escapado de inúmeras convocações por parte dos congressistas que ao mostrar tamanha vontade de achar possíveis deslizes,  acabam evidenciado a falta de entrosamento entre legislativo e executivo.

Os desafios do terceiro mandato do Presidente Lula são inúmeros, e perpassam pelos vários dilemas sociais que o país enfrenta, além da dificuldade de aprovar projetos e a vigilância contínua da oposição. Fatos suficientes para tornar esse um dos maiores desafios da vida pública do então Presidente.

Confira as 5 principais derrotas que Lula sofreu no Congresso nesses primeiros 5 meses de mandato:

  • CPI do MST
  • CPMI do 8 de Janeiro
  • Marco temporal
  • Convocação de vários de seus ministros
  • Marco do saneamento

Alex filósofo

O jornalista Alex Filósofo (DRT: 2255/MA), professor e apaixonado pela Filosofia, também é empreendedor, blogueiro e graduando em Marketing Digital. Além disso, se destaca como ativista social e cultural. Sua formação intelectual, influenciada pelos pensamentos de grandes nomes da filosofia e da política, resulta em uma crítica sempre desafiadora e esclarecedora.

Leave a Reply