Ex-funcionários denunciam calote da Norcia; Justiça já determinou penhora de valores

Ex-funcionários da empresa Norcia Vigilância Patrimonial denunciam descumprimento de acordos trabalhistas no Maranhão. Segundo relatos, mesmo após a Justiça homologar o pagamento de indenizações, a empresa deixou de cumprir o combinado.

Documentos obtidos pela reportagem do Crítica Cotidiana mostram que, em setembro de 2024, a 1ª Vara do Trabalho de São Luís homologou um acordo de R$ 20 mil em dez parcelas para um trabalhador que atuou nove anos na empresa. Apenas duas foram quitadas. Em julho de 2025, um despacho determinou a liberação de valores bloqueados e autorizou penhora de créditos da Norcia junto à Empresa Maranhense de Administração Portuária (EMAP).

Enquanto isso, ex-colaboradores relatam que a companhia segue recebendo repasses contratuais — mais de R$ 1 milhão somente em agosto de 2025 — mas se recusa a pagar os direitos. Mensagens de WhatsApp mostram representantes afirmando que não haverá novos pagamentos.

“Agora faça o que for preciso fazer da sua parte. Eu não vou é matar, roubar para lhe pagar”, dispara representante da empresa.

Alex filósofo

O jornalista Alex Filósofo (DRT: 2255/MA), professor e apaixonado pela Filosofia, também é empreendedor, blogueiro e graduando em Marketing Digital. Além disso, se destaca como ativista social e cultural. Sua formação intelectual, influenciada pelos pensamentos de grandes nomes da filosofia e da política, resulta em uma crítica sempre desafiadora e esclarecedora.

Leave a Reply