Idosa morre na UPA de Morros e caso expõe denúncia já feita por Paraíba sobre aparelhamento da unidade

Uma cena lamentável registrada pelo repórter Carlos Afonso, nas últimas horas, expôs um problema que vem se tornando recorrente na saúde pública do município de Morros. Segundo o jornalista, uma idosa faleceu dentro da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da cidade sem que houvesse, no momento, qualquer representante da direção ou mesmo um assistente social para prestar apoio. A denúncia veio à tona após a equipe do repórter ser acionada pela filha da vítima, que, em desespero, afirmou: “minha mãe tá morrendo”.

O episódio, que gerou forte comoção nas redes sociais, parece confirmar um alerta feito há dias pelo ex-vereador e liderança política Paraíba. Em matéria publicada no blog do Neto Cruz no dia 3 de junho, Paraíba denunciou um possível aparelhamento político da UPA de Morros por interesses da de outras prefeituras, apontando que a unidade estaria sendo utilizada para fins que extrapolam sua função institucional e negligenciando o atendimento da população Moreirense.

A falta de estrutura, gestão e suporte social na unidade escancarada no vídeo de Carlos Afonso, portanto, não é um caso isolado, mas sim parte de um cenário que já havia sido antecipado. Paraíba, inclusive, advertiu sobre o risco de vidas serem colocadas em perigo devido à instrumentalização da saúde pública por interesses externos.

Diante da tragédia, cabe à população e aos órgãos competentes cobrarem respostas. A saúde não pode ser moeda de troca ou palco de disputas políticas.

Alex filósofo

O jornalista Alex Filósofo (DRT: 2255/MA), professor e apaixonado pela Filosofia, também é empreendedor, blogueiro e graduando em Marketing Digital. Além disso, se destaca como ativista social e cultural. Sua formação intelectual, influenciada pelos pensamentos de grandes nomes da filosofia e da política, resulta em uma crítica sempre desafiadora e esclarecedora.

Leave a Reply