Durante o final de semana, uma ação conjunta das Delegacias de Vargem Grande e de Itapecuru-Mirim culminou na prisão de seis indivíduos acusados de participação em esquemas fraudulentos nos concursos públicos de Vargem Grande e Nina Rodrigues. As investigações foram desencadeadas após a obtenção de informações sobre possíveis irregularidades, levando a equipe da Polícia Civil a identificar um homem conhecido como “Professor”, originário do Piauí, e a localização do local de prova onde ele estaria presente.
No desenrolar da operação, os policiais abordaram o suspeito ao sair do local de prova no Colégio José Pedro da Silva. Baseados em evidências coletadas, efetuaram a prisão em flagrante, encaminhando-o à delegacia para os procedimentos legais. O indivíduo detido é apontado por conduzir o esquema de fraude, consistindo em realizar pessoalmente a prova e fornecer respostas (gabarito) a outros candidatos inscritos, mediante um contrato prévio de R$ 5 mil, a ser pago após assumirem cargos públicos.
Quatro candidatos que contrataram os serviços do mentor do esquema foram identificados e encaminhados à delegacia de polícia de Vargem Grande. Destaca-se que o suspeito já havia sido detido em flagrante por crimes semelhantes em Buriticupu, em maio de 2022. Paralelamente, na cidade de Nina Rodrigues, outro indivíduo, identificado como R.L., também foi preso em flagrante utilizando o mesmo método. Os investigados confessaram a prática do crime, e as investigações continuam para identificar outros envolvidos, com possíveis novas prisões em vista.