O coordenador de Comunicação da Apae de São Luís, Gabriel Bartowski, destacou em entrevista ao programa Diário da Manhã, da Rádio e TV Assembleia, a importância da Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla 2025, que acontece de 21 a 28 de agosto. Com o tema “Deficiência não define. Oportunidade transforma. Inclua nossa voz!”, o evento contará com debates e atividades voltadas para a reflexão sobre inclusão e valorização das pessoas com deficiência.
Segundo Bartowski, a Semana, instituída pela Lei nº 13.585/2017, tem como propósito ampliar a conscientização social sobre o combate ao capacitismo, promovendo respeito às diferenças e fortalecendo a participação das pessoas com deficiência em todos os espaços. Ele ressaltou que mais do que um marco legal, a iniciativa representa um compromisso com a mobilização social e a construção de uma sociedade mais inclusiva.
A programação em São Luís contará com lives, exposições e rodas de conversa, organizadas pela Apae em parceria com outras instituições. O gestor reforçou o convite à população para participar das atividades, que visam dar visibilidade às conquistas e necessidades das pessoas com deficiência.
O programa Diário da Manhã vai ao ar de segunda a sexta-feira, das 9h às 9h30, pela Rádio Assembleia (96.9 FM), TV Assembleia e pelo canal da emissora no YouTube.