Um grupo de jovens estudantes da cidade de São Bernardo, no interior do estado, desenvolveram um projeto de robótica, que chamou a atenção de investidores no segundo dia do Nordeste On– NEOn 2023, evento realizado pelo Sebrae em São Luís.
os alunos que são oriundos da rede pública municipal, desenvolveram um protótipo de braço mecânico com o apoio dos professores. A inspiração para o projeto veio de dentro da casa de um dos alunos. A mãe do João Pedro (16), um dos estudantes que formam a equipe de robótica, possui deficiência e, por isso mesmo, tem dificuldades de realizar algumas atividades cotidianas.
Essas dificuldades motivaram o João Pedro e seus colegas Joerberth (15), Matusalém (16) e Thiago (15), a pensarem e criarem o braço mecânico que tem como objetivo facilitar a vida de pessoas que tenham deficiências nos membros inferiores, como explica o próprio João.
“Minha mãe é deficiente e daí veio a ideia da gente criar esse braço mecânico, para ajudar pessoas que tenham dificuldades de realizar tarefas diárias por conta da deficiência, como a minha mãe”
João Pedro
Os estudantes chamaram a atenção de diversos investidores, órgãos públicos e privados e demais participantes do evento de inovação e empreendedorismo que reuniu centenas de pessoas de todo o Nordeste, entre os dias 1 e 2 de junho.