Tarifas justas para o fornecimento de água e mapeamento de pessoas com mobilidade reduzida ou alguma deficiência física, esses foram os temas dos projetos de lei aprovados durante a Sessão Ordinária da 45ª, dirigida pelo vice-presidente da Câmara Municipal de Vereadores de Paço do Lumiar, Wellington Sousa.
Após a abertura dos trabalhos, o Projeto de Lei n⁰54/2023, do vereador Fernandinho foi apresentado para votação e aprovado pelos edis. A proposição dispõe sobre o fornecimento e instalação gratuita de válvulas de contenção de ar em registros de hidrômetros em imóveis comerciais e residenciais de Paço do Lumiar. O autor comentou a proposta: “O luminense tem direito de pagar um preço justo pela água que consome, para que isso seja possível, a instalação dos hidrômetros é indispensável”, explicou Fernandinho.
O Projeto de Lei n⁰ 59/2023, de autoria do vereador Fernando Feitosa, foi a segunda proposição votada e aprovada pelos parlamentares. O PL dispõe sobre o programa “Censo de Inclusão”, através de cadastro, identificação e mapeamento de crianças e idosos com mobilidade reduzida e/ou deficiência física em Paço do Lumiar. De acordo com Fernando Feitosa, o projeto é fundamental para que sejam elaborados novos programas e melhorias nos serviços públicos para atendimento dessa população no município: “Temos que dar visibilidade às pessoas com mobilidade reduzida e deficiência física, pois sem reconhecimento dessa população, não temos como criar verdadeiras políticas públicas que as atendam, assim, idealizamos este projeto, que será muito bem vindo”. Concluiu.
Encerrando as falas na tribuna, a vereadora Ana Lúcia, agradeceu a presença da população, vereadores, diretores da Faculdade IESF, Rádio Cultura e outros apoiadores do “Louvorzão Asafe” e destacou as comemorações ao dia do Jovem Cristão de Paço do Lumiar. A vereadora aproveitou o momento, e lamentou a falta de transporte público para estudantes que muitas vezes não conseguem frequentar a escola por conta desses problemas e cobrou melhorias no segmento.