Em um surpreendente e emocionado discurso na sessão desta segunda-feira (14), o vereador Francisco Chaguinhas (PSD), vice-presidente da Câmara Municipal de São Luís, anunciou que, após quatro mandatos, finalmente decidiu pendurar as chuteiras.
“Meu ciclo político se encerra e peço a Deus que se encerre com a marca de um vereador que cumpriu seu papel”, declarou, num tom de quem quer ser lembrado como um mártir.
…só faltou o papel passado, mas quem se importa com formalidades?
Na semana passada, Chaguinhas estava de cara fechada, reclamando da falta de apoio do prefeito Eduardo Braide (PSD), com quem, segundo ele, passou dois anos defendendo sem o devido reconhecimento. Mas, como quem muda de roupa, o tom nesta segunda foi outro. Num movimento digno de mestre das desculpas, pediu perdão a Braide por sua críticas “sutis”: “Apesar de ter passado dois anos o defendendo, eu quero pedir desculpas ao prefeito Eduardo Braide por algumas críticas que deixei nas entrelinhas. Ele é um grande gestor”, completou, com o coração cheio de generosidade.
Chaguinhas também fez questão de se desculpar com o presidente da Câmara, Paulo Victor (PSB), encerrando o ciclo com uma redenção digna de novela. E, mesmo com o fim da carreira política decretado – afinal, ele não fez só um anúncio, mas praticamente uma despedida oficial –, o vereador continua sendo visto em inaugurações da Prefeitura. Ao que tudo indica, a política pode até ter acabado, mas as aparições públicas, essas, seguem firmes e fortes. Será que janeiro de 2025 trará um novo cargo ou Chaguinhas descobriu um gosto por cortar fitas?