Educação e Infraestrutura são destaque durante 2ª sessão ordinária da câmara

O parlamento municipal de Paço do Lumiar realizou nesta terça-feira(20) a 2ª Sessão Ordinária do ano para discutir pautas referentes à volta às aulas no município, infraestrutura, cultura, além de votar indicações e projetos de leis frutos de diálogo com a população.

O vereador Fernando Feitosa subiu à tribuna e destacou indicações de infraestrutura para a Avenida 01 e regiões do Tambaú, além de denunciar a situação das escolas no município às vésperas do início do período letivo.

Prosseguindo com o momento de tribuna, Mauro Multibancos elogiou a participação do Governo do Estado no município com obras do programa Rua Digna.

A fala foi reiterada durante o discurso do vereador Paulo Henrique, que agradeceu o Governo do Estado pela recuperação de vias, que segundo ele, foram abandonadas pela gestão municipal.

Em sua fala, o vereador Rafael Neves denunciou a falta de merenda escolar, transporte e professores nas escolas de Paço do Lumiar e prometeu fiscalizar a gestão durante o período de volta às aulas.

O Professor Fábio Henrique comentou denúncias feitas por pais de alunos da UEB Monteiro Lobato sobre estrutura da escola e cobrou ações imediatas da prefeitura para atender essas demandas.

Prosseguindo com o momento de falas, Wellington Sousa elogiou a digitalização do processo de votação na Câmara, enfatizou a importância de um cadastro de reserva para profissionais de educação no município e afirmou que irá trabalhar para que a reforma do Estatuto do Magistério aconteça o mais breve possível.

Após as falas dos edis na tribuna, Drielle da Pindoba comentou seu projeto de lei que reconhece a importância do Bumba-meu-boi da Pindoba, que declara de Utilidade Pública o Arte e Cultura, Bumba-meu-boi da Pindoba. Os edis votaram em bloco, onze indicações do parlamento luminense. Foram aprovadas: A indicação n⁰04/2024, de autoria da vereadora Bianca Mendes para pavimentação, drenagem e iluminação das ruas 04, 05, 06, 07 e 11 da Vila São José 2.


A Indicação n⁰05/2024 para pavimentação, drenagem e iluminação da Avenida 03, Vila São José 2. Além da indicação n⁰06/2024- para pavimentação, drenagem e iluminação das Avenidas 01 e 02 da Vila São José 2, também de autoria de Bianca Mendes. O presidente da Câmara Municipal, Jorge Marú obteve aprovação da indicação n⁰18/2024 ao executivo, para pavimentação asfáltica do Corredor de Transportes do Parque Guarujá. Além da indicação n⁰19/2024 para que o executivo crie uma linha de transporte público do Parque Guarujá ao Terminal de Integração Cohab Anil.

Por meio da indicação n⁰23/2024, a parlamentar Vanusa Neves indica a pavimentação, drenagem e iluminação das ruas Nsa. Sra. De Fátima, Rua da Paz e Rua Dorath Beatriz, em Pau Deitado e que a mesma seja incluída ao Programa Rua Digna do governo do estado. A indicação n⁰24/2024 ao executivo para a construção de Complexo Esportivo na Comunidade Pau Deitado e a Indicação n⁰25/2024 ao executivo para a construção de uma Quadra Poliesportiva na UEB Bom Aluno, no Timbuba, também de autoria da vereadora.

A Indicação n⁰41/2024, do Vice-presidente da Câmara Municipal, Wellington Sousa, Indica ao executivo o envio de Projeto de Lei para reforma do Estatuto do Magistério(Lei Municipal 424/2009) e a Indicação n⁰42/2024 ao executivo de Reajuste Salarial para servidores não alcançados pela Lei do Piso dos Profissionais do Magistério. Por meio da indicação n⁰43/2024, Wellington Sousa também indica ao executivo a elaboração de Projeto de Lei para Reajuste aos Profissionais do Magistério.

Alex filósofo

Jornalista (DRT: 2255/MA) Professor e amante da Filosofia, Empresário, Blogueiro, graduando em Marketing Digital e Ativista Social e Cultural. Com uma formação intelectual lastreada no pensamentos de grandes nomes da filosofia e da política, a crítica é sempre desafiadora e esclarecedora..