Educação empreendedora é foco do debate no programa ‘Contraplano’

A valorização ao empreendedorismo na educação foi o assunto tratado no programa ‘Contraplano’ desta terça-feira (15), na TV Assembleia. As convidadas foram a gestora do Núcleo de Educação Comunitária (Neduc), Christiane Mendes; e a coordenadora estadual de Educação Empreendedora do Sebrae, Mayna Braga.

Entre outros aspectos, o programa tratou sobre como a formação tradicional se transformou em uma educação para o empreendedorismo, como os alunos são capacitados para o futuro profissional e se existe reconhecimento para o trabalho de quem decide ser dono do próprio negócio.

Christiane Mendes falou sobre como despertador as pessoas nas comunidades para o empreendedorismo. “Nós estamos localizados na oitava maior favela do Brasil, que é o Coroadinho, a maior favela do Maranhão, a gente percebeu trabalhando com a comunidade, conversando com as pessoas e observando o potencial empreendedor dentro do nosso território Polo Coroadinho – ali é formado por mais de 30 territórios, tem Bom Jesus, Vila Conceição, Parque Timbira -, percebeu que existem pessoas fazendo. A gente acredita no empreendedorismo como um fazer criativo, um fazer que transforma aquilo que você faz em economia, em renda”, observou.

E complementou: “O Núcleo de Educação criou um espaço do Empreendedor, que é um espaço onde a gente capacita, acolhe empreendedores”.

A gestora do Neduc reforçou que é um movimento envolvendo gente que faz o ‘corre’ diário, que vende o bolo, o pastel, o crochê, que é feirante, e nem se dá conta da rede que sustenta com sua produção. O trabalho de capacitação do Núcleo, segundo ela, é realizado com o auxílio de parceiros, como a Fundação Dom Cabral e o Sebrae.

Competências
Mayna Braga assinalou que o Sebrae desenvolve todo um trabalho voltado educacional voltado para incentivar o empreendedor. Dessa forma, ela destacou que o Sebrae não fala especificamente em abrir negócios, empresas, mas trabalha competências como o protagonismo, liderança, autoconhecimento, para que o aluno, desde pequeno, saiba quem ele é e quem ele pode ser.

“O Sebrae trabalha a educação empreendedora a partir do ensino Ensino Fundamental, sempre nesse sentido de trabalhar as competências empreendedoras, a educação empreendedora”, observou.

Também detalhou como esse trabalho é realizado. “A gente tem uma metodologia chamada Jovens Empreendedores – Primeiros Passos, que é o JEP, o carro-chefe da educação empreendedora do Sebrae e, no final dessa metodologia, que é aplicada durante todo o ano, do 1⁰ ao 9º ano do Ensino Fundamental. A cada ano, quando termina, eles apresentam os produtos numa feira chamada Feirinha JEP”, afirmou.

“A gente sempre compartilha do seguinte pensamento: a gente capacita os professores, que aplicam a metodologia e o impacto nessas crianças é significativo”, ressaltou a coordenadora estadual de Educação Empreendedora do Sebrae.

O programa ‘Contraplano’ é apresentado pelo jornalista João Carvalho e vai ao ar todas as terças-feiras, às 15h, pela TV Assembleia (canal aberto digital.9.2; Max TV, canal 17; e Sky, canal 309).

Alex filósofo

Jornalista (DRT: 2255/MA) Professor e amante da Filosofia, Empresário, Blogueiro, graduando em Marketing Digital e Ativista Social e Cultural. Com uma formação intelectual lastreada no pensamentos de grandes nomes da filosofia e da política, a crítica é sempre desafiadora e esclarecedora..

Leave a Reply