“Educação não transforma o mundo. Educação muda pessoas. Pessoas transformam o mundo.”
Paulo Freire nos lembra que a verdadeira mudança na sociedade começa nas mãos dos educadores.
A Universidade Estadual do Maranhão (Uema), através do Núcleo de Tecnologias para Educação (Uemanet), abre suas portas para um importante processo de transformação na educação. Com inscrições abertas para o Curso de Aperfeiçoamento em Educação Especial, na perspectiva da Educação Inclusiva, a instituição reafirma seu compromisso com a inclusão e a equidade. Ao todo, cinco mil vagas estão disponíveis na modalidade a distância, permitindo que educadores de todo o estado possam participar.
Esse curso, totalmente gratuito, é destinado aos professores da rede pública de Educação Básica, buscando capacitá-los a desenvolver práticas pedagógicas que respeitem e valorizem a diversidade dos estudantes. Ao longo de 120 horas, divididas em quatro módulos, os educadores serão convidados a refletir sobre suas abordagens e a elaborar um trabalho final que sintetize suas aprendizagens.
Para se inscrever, é necessário ser residente no Maranhão e atuar como professor da rede pública nos anos iniciais (1º ao 5º ano) e finais (6º ao 9º ano) do Ensino Fundamental, bem como no Ensino Médio (1º ao 3º ano). As vagas serão preenchidas conforme a ordem de inscrição, sem concorrência entre os candidatos. Mesmo após o preenchimento das cinco mil vagas, o sistema continuará a receber inscrições para criar uma lista de excedentes, embora apenas os cinco mil primeiros inscritos sejam considerados.
As inscrições são gratuitas e acontecem em parceria com a superintendência de Tecnologias da Educação – STED/UFMA, exclusivamente por meio do endereço eletrônico seletivos.dted.ufma.br, entre os dias 24 de outubro a 04 de novembro de 2024.
Para mais informações, acesse o edital em uemanet.uema.br/editais