A história do conflito entre judeus e árabes é mais complexa do que se imagina, em um breve resumo, bem resumido Israel está localizada na terra conquistada pelos patriarcas hebreus chamada de canaã (Filistina).
Após guerras civis internas e a divisão do reino de Israel em dois Israel e Judéia enfraquecidos foram dominados por babilônios e muitos fugiram os que permaneceram foram dominados pelo império Romano, após revoltas internas os romanos os expulsaram de suas terras. A partir de então, os israelitas espalharam-se pelo mundo, como castigo os romanos apagaram o nome de Israel e chamaram a terra de palestina. A pelestina passou a ser habitada por diversos povos e etnias diferentes,
Com a expansão do islamismo a região foi conquistada pelos árabes, os governantes árabes lutavam entre eles. Os cruzados chegaram a ter um estado cristão. Com a expansão do império Otomano (Turcos que não são Árabes), a palestina foi anexada ao seu império. Com o fim da primeira guerra mundial e derrota dos Otomanos, a palestina foi tomada e administrada pelo império britânico.
Com o fim da segunda guerra após o holocausto judeu iniciou-se um movimento migratório para a palestina e consequentemente a criação do estado de Israel.
Em 1948, após proclamação do Estado de Israel, nesse período houve o primeiro atacaque de mulçumanos a Israel pela Arábia Saudita, Jordânia, Egito, Iraque, Síria e Líbano, após derrota dos árabes foram derrotados e Israel passou a controlar 75% do território palestino.
A faixa de Gaza e Cisjordânia ficaram com 25% do território. Como havia falado isto é um resumo bem resumido. A disputa pelo território Palestino remonta os primórdios da história, de um lado judeus que afirmam ser os donos da terra por direito do outro lado palestinos que também afirmam o mesmo, as consequências dos ataques a Israel foram devastadoras para os palestinos de Gaza e Cisjordânia que perdem seu território a cada ocupação de Israel que por sua vez não vê outra opção a não ser neutralizar seus agressores Hamas que domina a faixa de Gaza e o Hezbollah seu aliado sediado em Beirute (Líbano) Estes grupos terroristas usam de todas as táticas mais brutais e vis para conseguir seus objetivos de terror inclusive usar sua própria população como escudo humano, eles não querem a paz ou negociação, eles querem a aniquilação de Israel, de Cristãos e Ocidentais, como escreveu Golden Meir “Se os palestinos baixarem as armas, haverá paz. Se os israelenses baixarem as armas, não haverá mais Israel”