Israel x Palestina: entenda as origens do conflito

A história do conflito entre judeus e árabes é mais complexa do que se imagina, em um breve resumo, bem resumido Israel está localizada na terra conquistada pelos patriarcas hebreus chamada de canaã (Filistina).
Após guerras civis internas e a divisão do reino de Israel em dois Israel e Judéia enfraquecidos foram dominados por babilônios e muitos fugiram os que permaneceram foram dominados pelo império Romano, após revoltas internas os romanos os expulsaram de suas terras. A partir de então, os israelitas espalharam-se pelo mundo, como castigo os romanos apagaram o nome de Israel e chamaram a terra de palestina. A pelestina passou a ser habitada por diversos povos e etnias diferentes,
Com a expansão do islamismo a região foi conquistada pelos árabes, os governantes árabes lutavam entre eles. Os cruzados chegaram a ter um estado cristão. Com a expansão do império Otomano (Turcos que não são Árabes), a palestina foi anexada ao seu império. Com o fim da primeira guerra mundial e derrota dos Otomanos, a palestina foi tomada e administrada pelo império britânico.
Com o fim da segunda guerra após o holocausto judeu iniciou-se um movimento migratório para a palestina e consequentemente a criação do estado de Israel.
Em 1948, após proclamação do Estado de Israel, nesse período houve o primeiro atacaque de mulçumanos a Israel pela Arábia Saudita, Jordânia, Egito, Iraque, Síria e Líbano, após derrota dos árabes foram derrotados e Israel passou a controlar 75% do território palestino.
A faixa de Gaza e Cisjordânia ficaram com 25% do território. Como havia falado isto é um resumo bem resumido. A disputa pelo território Palestino remonta os primórdios da história, de um lado judeus que afirmam ser os donos da terra por direito do outro lado palestinos que também afirmam o mesmo, as consequências dos ataques a Israel foram devastadoras para os palestinos de Gaza e Cisjordânia que perdem seu território a cada ocupação de Israel que por sua vez não vê outra opção a não ser neutralizar seus agressores Hamas que domina a faixa de Gaza e o Hezbollah seu aliado sediado em Beirute (Líbano) Estes grupos terroristas usam de todas as táticas mais brutais e vis para conseguir seus objetivos de terror inclusive usar sua própria população como escudo humano, eles não querem a paz ou negociação, eles querem a aniquilação de Israel, de Cristãos e Ocidentais, como escreveu Golden Meir “Se os palestinos baixarem as armas, haverá paz. Se os israelenses baixarem as armas, não haverá mais Israel”

Texto escrito pelo ativista político pela liberdade, Alcino Maia Neto.

Alex filósofo

Jornalista (DRT: 2255/MA) Professor e amante da Filosofia, Empresário, Blogueiro, graduando em Marketing Digital e Ativista Social e Cultural. Com uma formação intelectual lastreada no pensamentos de grandes nomes da filosofia e da política, a crítica é sempre desafiadora e esclarecedora..

Leave a Reply