Na segunda-feira (25), o Conselho Superior do Ministério Público do Maranhão realizou a seleção dos seis nomes que serão submetidos ao Tribunal de Justiça para ocupar uma vaga na corte estadual. A seleção foi feita a partir de uma lista com 23 interessados, onde participaram da votação o procurador-geral de Justiça, Eduardo Nicolau, a corregedora-geral e outros membros do Conselho Superior do MP-MA.
Foram escolhidas três mulheres – Maria Luiza Ribeiro Martins, Maria da Graça Peres Soares Amorim e Mariléa Campos dos Santos Costa – e três homens – Ednarg Fernandes Marques, Pablo Bogéa Pereira Santos e Marco Antônio Anchieta Guerreiro. A vaga no TJMA, reservada ao Ministério Público, é preenchida através de uma lista sêxtupla votada pelo órgão, que posteriormente é reduzida a uma lista tríplice em votação secreta pelo pleno da corte e enviada ao governador para escolha final.
Há uma expectativa de que o governador Carlos Brandão mantenha a disposição de nomear uma mulher para o cargo, visando maior representatividade feminina no tribunal. Atualmente, o Tribunal de Justiça do Maranhão conta com sete mulheres entre os 35 membros da corte. Essa escolha costuma movimentar os bastidores políticos e do tribunal, com atenção também para questões como parentesco e proximidade das candidatas com desembargadores maranhenses, que podem influenciar na votação para preenchimento da vaga.