Paço do Lumiar: Plenário cobra efetivação de Leis que garantem direitos básicos à pessoa com TEA.

O vice-presidente da casa, Wellington Sousa, cobrou medidas de fiscalização e enfatizou que apesar de diversas leis e aprovações já terem sido aprovadas em plenário, essas iniciativas precisam de fato sair do papel e serem implementadas na prática.

Professor Fábio Henrique abriu os pronunciamentos da 44ª Sessão Legislativa desta terça-feita (14), saudando a todos os presentes e repercutindo a Indicação Legislativa da vereadora Bianca Mendes que prevê a realização de capacitação para servidores e demais colaboradores acerca da prioridade de atendimento aos responsáveis por pessoas com Espectro Autista com ou sem a presença deste.


Em seguida o vereador Rafael Neves fez uma referência ao evento “O Campori”, que envolve milhares de desbravadores, e que acontecerá nos próximos dias na capital, São Luís. A vereadora Ana Lúcia também fez um convite para que os pares e todos os luminense que prestigiem o “Louvorzão Asafe”, em comemoração ao Dia do Jovem Cristão Luminense – Lei Municipal – que será realizado neste sábado (18), na quadra do IESF, no Maiobão.

Ana Lúcia continuou sua fala na tribuna fazendo referência à sua Indicação em pauta que pede a implantação de lombadas redutoras de velocidade na Avenida Contorno Norte, no conjunto Upaon – Açu. “É muito intenso o fluxo de veículos e pessoas nessa avenida, além de ter muitas empresas e igrejas na região, e esse redutor trará mais proteção a todos”, garantiu.

A vereadora Bianca Mendes agradeceu os destaques dos colegas edis em relação à sua Indicação Nº 517/2023, voltada aos acompanhantes de pessoas com TEA. “Essa Indicação quer reforçar e fazer valer o direito dessas pessoas ao atendimento prioritário. Não só servidores, mas a sociedade precisa ser capacitada e ter a sensibilidade para com a causa. Ter o atendimento prioritário é a garantia dos direitos da pessoa com TEA, mães e demais acompanhantes”, afirmou.

O vice – presidente, vereador Wellington Sousa fez uma referência à pauta da causa da pessoa com deficiência, e as demais já apresentadas e aprovadas voltadas à pessoas com TEA.

“Precisa-se começar a se adotar medidas básicas, e ainda não conseguimos visualizá-las apesar de várias Leis aprovadas por esse parlamento precisam sair do papel e se tornar realidade”, cobrou o vereador.

Ao final o presidente da Câmara, vereador Jorge Marú, se reportou ao cumprimento de agenda em Brasília, na última semana, quando participou do 4⁰ Encontro Nacional dos Municípios, que discutiu uma pauta extensa sobre Infraestrutura, Saúde, Educação, entre outras. Marú destacou ainda os encontros com ministros e deputados e o anúncio de emendas parlamentares para ampliação de sinal móvel para a zona rural (Pindoba, Iguaíba, Sede, outras), bem como convênio para a modernização da Casa Legislativa.

Alex filósofo

O jornalista Alex Filósofo (DRT: 2255/MA), professor e apaixonado pela Filosofia, também é empreendedor, blogueiro e graduando em Marketing Digital. Além disso, se destaca como ativista social e cultural. Sua formação intelectual, influenciada pelos pensamentos de grandes nomes da filosofia e da política, resulta em uma crítica sempre desafiadora e esclarecedora.

Leave a Reply