Prefeitura de Paço do Lumiar inaugura Centro POP para atender população em situação de rua

A Prefeitura de Paço do Lumiar, por meio das ações da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SEMDES), implantou um novo serviço especializado para atender pessoas em situação de rua. A inauguração do novo equipamento, chamado de Centro POP, ocorreu na manhã desta terça-feira (11), na Av. 13, no Maiobão. O Centro POP poderá abrigar até 40 usuários em sistema rotativo.

Estiveram presentes na inauguração a Prefeita Paula Azevedo, a Secretária Municipal de Desenvolvimento Social Suely Abreu, o Presidente da Câmara Municipal Jorge Maru, o Promotor de Justiça Dr. Marco Aurélio Ramos Fonseca, representando a Promotoria de Justiça e o Ministério Público (MP), além do Secretário Adjunto Municipal de Desenvolvimento Social Lívio Rocha.

Durante a inauguração, a Prefeita Paula lembrou que o novo espaço é destinado a promover a reintegração social e o desenvolvimento de relações de solidariedade, afetividade e respeito para com estas pessoas. “A situação de rua é uma vulnerabilidade muito extrema ao qual o ser humano pode se encontrar, mediante diversos fatores. E, para abandonar essa situação, a pessoa precisa de apoio, de carinho, cuidado, se sentir útil, importante, amado! Esse é o objetivo deste nosso espaço: dar oportunidade para que os usuários possam buscar ou retomar a direção da sua vida e retornar ao convívio social, ao seio de sua família se for este o caso”, definiu a Prefeita Paula.

A Secretária Suely explicou que este tipo de abordagem é perfeitamente possível devido a ampla estrutura apresentada pelo Centro POP. Emocionada em seu discurso de entrega do equipamento, ela reforçou que não se trata de assistencialismo, mas sim de uma das etapas da política de assistência, onde os usuário do serviço, além do abrigo, encontrarão locais para banho, produtos de primeira necessidade para a higiene e a oferta de alimentação regida por três refeições diárias: café da manhã, almoço e jantar (essa duas últimas por meio de parceria junto ao restaurante popular). Ela também salientou que paralelo a este cuidado, o Centro POP de Paço do Lumiar avaliará e acompanhará caso a caso os usuários para retirada de documentos e garantia de outros benefícios.

“De onde vem, o que pretendem, o porquê de estarem na rua, projeto de vida, se necessita de atendimento de saúde, se tem documentação, se tem direito a benefícios, estas serão algumas das preocupações das equipes que farão a abordagem, para que se possa conhecer aquele usuário, dando encaminhamento adequado para que aquela pessoa em situação de rua, possa deixar esta condição na qual se encontra”, enfatizou a Secretária Suely.

Milton Xavier (46), foi o primeiro usuário a procurar e a usufruir dos serviços ofertados já a partir desta manhã de inauguração. Ele, que se encontra em situação de rua há alguns anos, disse que o centro vai ser de muita valia para ajudá-lo a rever o que ele mais deseja no momento, que são seus documentos.

“Eu digo que as pessoas que precisem, procurem esta casa que abriu hoje, inaugurada pra nós! Aqui tem a comida, lavagem de roupa, tem acolhimento, tem o que você precisar ao tempo e a hora” declarou Milton.

O que é o Centro POP?

O Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua, É ligada ao órgão gestor da política de Assistência Social em Paço do Lumiar, no caso a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SEMDES).

Trata-se de um espaço de referência para o desenvolvimento de relações de solidariedade, afetividade, convívio social, e respeito para com as pessoas em situação de rua.

Onde funciona?

O Centro Pop funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, na Av. 13 no Maiobão, próximo a Maternidade de Paço do Lumiar.

Serviços ofertados?

O centro proporciona acolhimento e atendimento à população em situação de rua, ofertando local para higiene pessoal (banho e produtos de primeira necessidade), alimentação (café da manhã, almoço e jantar), acompanhamento em abordagem social, por meio de equipe especializada.

Na atenção ofertada no Serviço Especializado para Pessoas em Situação de Rua deve-se proporcionar vivências para o alcance da autonomia, estimulando, além disso, a organização, mobilização e a participação social.

Alex filósofo

Jornalista (DRT: 2255/MA) Professor e amante da Filosofia, Empresário, Blogueiro, graduando em Marketing Digital e Ativista Social e Cultural. Com uma formação intelectual lastreada no pensamentos de grandes nomes da filosofia e da política, a crítica é sempre desafiadora e esclarecedora..

Leave a Reply