O historiador, filósofo e político romano, Marco Túlio Cícero, dizia que a história poderia ser considerada a “mestra da vida”, ou seja, por meio dos exemplos do passado, a história de fato ensina aos homens do presente a agirem de forma melhor e com mais prudência. O filósofo no seu livro De Oratore (55 a. C.), nos alerta sobre a importância do relato histórico na construção da indentidade de um povo “a história é testemunha dos séculos, luz da verdade, vida da memória, mestra da vida, mensageira do passado”.
Em Paço do Lumiar, um Projeto de Lei de autoria do vereador Wellington Sousa tem o objetivo de contribuir na construção de uma consciência coletiva de cidadania entre os estudantes luminenses, pautada no conhecimento sobre a própria região. O PL n⁰62/2023 de autoria do vice-presidente da Câmara Municipal de Paço do Lumiar foi aprovado por unanimidade entre os parlamentares, com a proposta de inclusão obrigatória de conteúdos relacionados à História, Geografia, Artes e Cultura de Paço do Lumiar em todo o sistema de ensino do município.
Durante a sessão desta terça-feira(12), Wellington Sousa comentou a iniciativa:
“Nossos estudantes precisam conhecer nosso município e a escola é o espaço ideal para que eles tenham contato com a história de Paço do Lumiar, aprendam sobre a nossa geografia, artes e cultura, afinal, é assim que se constrói a consciência cidadã de um povo”
Wellington Sousa
A iniciativa do parlamentar trás a tona a importância do conhecimento da história do município como ferramenta para compreender as raízes culturais, políticas e sociais do povo luminense, bem como sua trajetória e seus desafios ao longo do tempo. Além disso, o ensino da história local permite que as pessoas sejam capazes de refletir sobre sua própria história pessoal e coletiva, compreendendo que suas ações e escolhas podem interferir no futuro de sua sociedade, uma lição valiosa já compreendida desde os antigos romanos .
A proposta de Wellington Sousa segue em conformidade com um projeto aprovado anteriormente, de autoria do parlamentar Fernando Muniz, que propôs a inclusão de questões relacionadas à história e cultura luminense, durante o último concurso público municipal de Paço do Lumiar.