Na sessão desta quarta-feira (25), o deputado Rodrigo Lago (PCdoB), primeiro vice-presidente da Assembleia Legislativa, fez uso da tribuna para destacar o potencial turístico e econômico da região do Delta das Américas, além dos desafios sociais apresentados pela cadeia do caranguejo no município de Araioses.
Na última sexta-feira (20), o deputado participou da abertura do tradicional Festival do Caranguejo de Araioses, evento que faz parte do calendário de atividades culturais e econômicas da região e que atraiu moradores e visitantes para celebrar essa tradição local. A programação do festival incluiu diversas atividades culturais, proporcionando entretenimento para todas as idades.
“A gestão da prefeita Luciana Trinta tem se esforçado para divulgar as riquezas do município para o Brasil”, informou Lago. “Ela esteve recentemente numa feira no Rio de Janeiro, exibindo as belezas do nosso Delta, cuja maior parte fica exatamente em Araioses”, completou.
Em seu pronunciamento, Rodrigo Lago também tratou dos desafios sociais que envolvem a atividade econômica da coleta do caranguejo. “De nada adianta que esse caranguejo ganhe projeção nacional se a população que está lá, se os catadores de caranguejo não forem valorizados”, explicou o parlamentar.
“E essa é a nossa luta e o meu mandato está à disposição também dessa camada da população que precisa ter os seus direitos reconhecidos”, completou.
Rodrigo Lago garantiu que entrará em diálogo com a bancada federal do Maranhão para que seja viabilizada, junto ao Congresso Nacional, a garantia dos direitos às categorias diretamente ligadas ao extrativismo do caranguejo.