Veja as 3 doenças que serão tratadas com Cannabis no SUS em SP

O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, definiu que apenas três doenças poderão ser tratadas com os produtos com Cannabis distribuídos pelo Sistema Único de Saúde (SUS) no estado. Serão três condições de saúde que causam convulsões no paciente: síndrome de Dravet, síndrome de Lennox-Gastaut e esclerose tuberosa.

A experiência familiar do governador Tarcísio de Freitas pode ter contribuído para essas escolhas. Na época da sanção da lei, o político lembrou de um sobrinho que tem a síndrome de Dravet e teve melhoras significativas ao usar medicamentos com canabidiol (CBD), um dos canabinoides mais abundantes na Cannabis.

Deputado Caio França e o governador Tarcísio Freitas na época da sanção da lei de Cannabis no SUS em São Paulo
Deputado Caio França e o governador Tarcísio Freitas na época da sanção da lei

Cannabis no SUS em São Paulo

Como foi divulgado em reportagem da Veja, a expectativa é que os medicamentos cheguem às unidades de saúde a partir da próxima semana. Ainda segundo a revista, essas 3 patologias foram uma escolha de um grupo que reuniu 32 entidades da medicina, política e sociedade civil. Em seguida, o grupo deve incluir outras condições de saúde na lista e a reportagem indica que podem ser autismo, epilepsia e dor crônica.

O governo de São Paulo sancionou a lei, de autoria do deputado Caio França, no dia 1º de fevereiro de 2023 com alguns vetos. Agora, já sabemos os primeiros beneficiados pelo programa de distribuição gratuita de produtos com Cannabis pelo SUS no estado.

As três patologias apresentam uma característica em comum: todas causam convulsões nos pacientes. Não à toa, a Cannabis é tão eficiente nesses casos, pois a interação da planta com o sistema endocanabinoide é capaz de cessar essas crises com menos efeitos adversos do que os tratamentos convencionais. Nesse sentido, vamos falar um pouco sobre as doenças que o governador de São Paulo definiu para o programa de distribuição gratuita de produtos com Cannabis pelo SUS.

Fonte: https://www.cannabisesaude.com.br/doencas-https://www.cannabisesaude.com.br/doencas-tratadas-cannabis-sus-sp/?utm_campaign=later-linkinbio-cannabisesaudeoficial&utm_content=later-35652961&utm_medium=social&utm_source=linkin.bio

Alex filósofo

Jornalista (DRT: 2255/MA) Professor e amante da Filosofia, Empresário, Blogueiro, graduando em Marketing Digital e Ativista Social e Cultural. Com uma formação intelectual lastreada no pensamentos de grandes nomes da filosofia e da política, a crítica é sempre desafiadora e esclarecedora..

Leave a Reply