blog

Papo de Filósofo | A anatomia do caos: por que a crise nos salva da zona de conforto?

E se a calmaria que você tanto preza for, na verdade, aquilo que está anestesiando o seu futuro?

Há palavras que carregam em sua essência um peso quase físico. “Crise” é uma delas. Basta pronunciá-la para sentir um borbulho no estômago.

Recentemente, encontrei na internet uma reflexão que mudou minha maneira de olhar para essa palavra. Frequentemente atribuída a Albert Einstein, ela propõe que a crise não seja apenas uma ameaça, mas também uma oportunidade para o novo acontecer.

Afinal, não faz sentido esperar mudanças enquanto insistimos em fazer sempre as mesmas coisas. Talvez a crise seja justamente o estimulo que precisamos para finalmente sairmos da situação confortável e encarar aquilo que passamos a vida evitando.

Os gregos antigos já compreendiam a força dessa ruptura. A palavra krisis está associada a julgamento e decisão. É o instante em que o caminho se bifurca e a vida nos exige uma escolha.

O conforto raramente nos obriga a questionar a própria existência. A inquietação, por outro lado, nos empurra para o território da filosofia. É quando nossas certezas desmoronam que começamos a investigar os fundamentos sobre os quais construímos a vida.

Nietzsche parece sintetizar essa inquietação em uma de suas frases mais conhecidas.

“Eu vos digo: é preciso ter ainda caos dentro de si, para poder dar à luz uma estrela dançante.”

Talvez seja justamente no desconforto, quando a velha ordem já não nos serve, que encontramos a possibilidade de criar algo novo. Às vezes, precisamos deixar de ser quem éramos para descobrir quem ainda podemos nos tornar.

Mas é preciso cuidado para que essa reflexão não se transforme em um simples slogan motivacional. Dizer que a crise pode produzir mudanças não significa ignorar a dor de quem a atravessa, muito menos romantizar o sofrimento.

Existem crises que destroem, ferem e retiram de nós até mesmo a força necessária para reagir. Nem toda dificuldade nos torna melhores, assim como nem toda queda representa o início de uma superação.

Talvez a questão esteja menos no sofrimento em si e mais naquilo que conseguimos fazer depois dele. Não escolhemos tudo o que nos acontece, mas podemos, dentro dos nossos limites, buscar outras maneiras de responder àquilo que a vida nos impõe.

No fim, talvez o maior perigo não esteja no caos que rompe nossa tranquilidade, mas na tranquilidade que nos impede de perceber que já estamos desmoronando por dentro.

E se a crise não for apenas aquilo que tememos, mas também o convite à mudança que insistimos em recusar?

Alex filósofo

O jornalista Alex Filósofo (DRT: 2255/MA), professor e apaixonado pela Filosofia, também é empreendedor, blogueiro e graduando em Marketing Digital. Além disso, se destaca como ativista social e cultural. Sua formação intelectual, influenciada pelos pensamentos de grandes nomes da filosofia e da política, resulta em uma crítica sempre desafiadora e esclarecedora.

Alex filósofo

Alex filósofo

O jornalista Alex Filósofo (DRT: 2255/MA), professor e apaixonado pela Filosofia, também é empreendedor, blogueiro e graduando em Marketing Digital. Além disso, se destaca como ativista social e cultural. Sua formação intelectual, influenciada pelos pensamentos de grandes nomes da filosofia e da política, resulta em uma crítica sempre desafiadora e esclarecedora.

Deixe um comentário