Após episódio de desrespeito, vereador Wellington age em defesa das pessoas com autismo

O vereador Wellington Sousa trouxe a tribuna da câmara de vereadores duas indicações requerendo o cumprimento da lei federal n° 14626/2023, da lei estadual n° 11911/2023, afim de garantir o atendimento prioritário a pessoa com autismo.

Sempre atento as dificuldades enfrentadas pela população Luminense, o vereador Wellington Sousa (PSB), protocolou na sessão desta sexta(11), duas indicações que reforçam seu compromisso com os ideais da neurodiversidade assim como a defesa dos direitos da pessoa com autismo.

Durante as últimas semanas ficou evidenciado a falta de respeito a lei que garante o atendimento prioritário em todo o território nacional a pessoa com autismo assim como seus responsáveis. Em pelo menos duas situações, uma inclusive que viralizou, um vídeo onde um funcionário do restaurante popular nem sequer sabia que o autista teria direito ao atendimento prioritário e se recusa a atendê-lo antes de outros usuários do restaurante.

Em uma outra ocasião, uma leitora do blog Critica Cotidiana, chegou a denunciar à página o desserviço recebido na UPA de Paço, na ocasião os funcionários da unidade afirmaram que a criança com autismo não tinha prioridade no atendimento, o que é de se estranhar se tratando de profissionais de saúde que deveriam ser treinados e capacitados para atender todos os pacientes de forma digna respeitando suas diferenças da forma mais humana possível.

Diante desses problemas que vem se tornando recorrentes, o vereador Wellington Sousa trouxe a tribuna da câmara de vereadores duas indicações requerendo o cumprimento da lei federal n° 14626/2023, da lei estadual n° 11911/2023 e da política municipal aplicada ao caso.

Card contendo lei estadual que garante atendimento prioritário para pais e responsáveis de autistas
Card contendo lei federal que garante atendimento prioritário para autistas

“A política para as pessoas com TEA tem avançado bastante na gestão da Prefeita Paula Azevedo, em Paço do Lumiar, mas precisamos fortalecer ainda mais e garantir que os órgãos públicos e as empresas privadas fixem as placas de atendimento prioritário e instruem seus empregados sobre esse direito, inclusive mesmo que a pessoa com TEA não esteja presente no atendimento.”

Wellington Sousa

Em um vídeo divulgado em suas redes sociais, o vereador fala sobre a problemática e propõe soluções para por em prática direitos garantidos pela constituição, mas que infelizmente não são vivenciados no dia a dia.

Em sua fala, o vereador coloca seu mandato mais uma vez a serviço do povo e da pessoa com TEA
Alex filósofo

O jornalista Alex Filósofo (DRT: 2255/MA), professor e apaixonado pela Filosofia, também é empreendedor, blogueiro e graduando em Marketing Digital. Além disso, se destaca como ativista social e cultural. Sua formação intelectual, influenciada pelos pensamentos de grandes nomes da filosofia e da política, resulta em uma crítica sempre desafiadora e esclarecedora.

Leave a Reply