Ao tentar “lacrar” criticando a formulação do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), o senador Sergio Moro (União Brasil-PR) se tornou alvo de gargalhadas e memesl nas redes sociais. Isto porque, em post que chamou a prova de “mal redigida”, o ex-juiz federal da operação Lava-Jato errou a grafia do exame, ao qual chamou de “ENEN”.
“Tenho pena dos estudantes brasileiros. A prova do ENEN, além de abusar da doutrinação ideológica, é confusa e mal redigida. Qual é o problema em formular questões e respostas de forma clara, direta e objetiva?”, questionou Sergio Moro em publicação no X (antigo Twitter).
A tentativa de criticar o governo Lula (PT) pelo primeiro dia do ENEM não surtiu tanto efeito quanto o erro de grafia cometido pelo senador. A postagem ganhou grande repercussão na plataforma e foi comentada por políticos como o deputado federal André Janones (Avante-MG):
“Provas não são seu forte, né?”, ironizou o deputado Janones em alusão as provas anuladas da operação Lava-Jato.
Após a repercussão negativa, o ex juiz apagou o tuíte com erro e publicou outro com a grafia correta. O post original foi publicado às 20h03 desta segunda-feira. Menos de meia hora depois, às 20h31, o senador atualizou a publicação. Mas já era tarde, e o erro já estava na boca do povo.