Parceria impulsiona agricultura familiar no município de Paço do Lumiar

Na última terça-feira (11), a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Naturais (Sema) fez a doção de 300 kg de sementes do açaí Pai D’Égua para a Prefeitura de Paço do Lumiar. A iniciativa faz parte do programa Floresta Viva e tem como objetivo fortalecer a produção agrícola no município.

Os pacotes entregues totalizam aproximadamente 255 mil sementes certificadas pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa). A estimativa é que, ao longo de dez anos, possam gerar até 12 mil toneladas de açaí.

Para o secretário de Estado do Meio Ambiente, Pedro Chagas, a ação reflete um esforço do governo para incentivar a produção de forma sustentável e gerar renda para as famílias do estado. “Esse programa incentiva os municípios e foi pensado pelo nosso governador Carlos Brandão para gerar renda ao mesmo tempo em que se pensa na proteção do meio ambiente, uma forma de capacitar e gerar novos empregos, esse é apenas o primeiro passo da nossa parceria junto à prefeitura, foi um prazer colaborar e acompanhar a construção de novas áreas verdes e saber que temos produtos de qualidade sendo cultivados em nosso solo”, destacou.

As tratativas para a parceria foram articuladas com reuniões entre a gestão municipal e a Sema. A Vice-Prefeita Mariana Brandão e a secretária municipal de Agricultura e Pesca, Carla Garcês, apresentaram parte da produção local ao secretário estadual de Meio Ambiente, Pedro Chagas, e à secretária adjunta da Sema, Oquerlina Costa, destacando todo potencial do trabalho desenvolvido na cidade. 

“Dentro de Paço do Lumiar, todos os polos agrícolas vão ser contemplados. Iremos iniciar com o Vassoural e vamos avançar cada vez mais. O governador Carlos Brandão está apoiando a agricultura familiar da cidade e fazendo uma gestão verdadeiramente municipalista. Aqui as mulheres plantam, fazem artesanato e aproveitam tudo que é oferecido, essa é uma forma de reconhecer esse potencial, e eu sei que essas sementes serão bem aproveitadas”, afirmou a vice-prefeita.

Inicialmente, a ação beneficiará 19 famílias do Polo Vassoural, uma das principais comunidades agrícolas de Paço do Lumiar que se destaca por grandes grupos de lideranças femininas. Paço do Lumiar já contempla uma vasta produção que inclui cacau, café, milho, legumes e hortaliças, plantas ornamentais, mel e muitos outros itens, caminhando, agora, para o cultivo de açaí em larga escala.

Ildenê Pereira, moradora do Vassoural há 70 anos, conhecida popularmente como Dona Bibi, fez questão de enfatizar sua luta e sua história como agricultora: “Eu comecei a trabalhar com café por acaso, com uma semente que meu marido achou na casa do vizinho. Eu plantei e foi aumentando. Hoje eu tenho essa plantação que serve pra venda e para consumo próprio. Já tem gente que procura e não tem mais, acabou. Vendi todo meu estoque. Estou recebendo essa semente de açaí, vou plantar com o mesmo amor e cuidar com ainda mais carinho.”

A Sema também vai oferecer todo suporte aos produtores, garantindo conhecimento técnico especializado para o correto manuseio das sementes. 

A produtora Joana Ferreira, e também beneficiada, residente do bairro há 50 anos, celebrou com emoção o incentivo: “Me sinto valorizada. Este ano, decidi focar mais no meu trabalho com plantas e me dedicar exclusivamente a isso, porque agora tenho o incentivo da Prefeitura, do nosso prefeito Fred Campos e da nossa vice-prefeita Mariana Brandão. Antigamente, não tínhamos esse apoio, mas hoje temos. Isso me motiva a seguir investindo na produção”.

Floresta Viva Maranhão
O Floresta Viva Maranhão é um programa da Sema que incentiva o desenvolvimento de cadeias produtivas, gera oportunidades econômicas às comunidades locais, recupera áreas degradadas e promove a conservação e o manejo sustentável dos recursos.

É uma ação estratégica do Governo que visa fortalecer a bioeconomia no Maranhão na perspectiva de ampliar renda por meio de ações integradas de educação ambiental, assistência técnica e fomento agroflorestal.

Da Redação

Leave a Reply