Após o blog evidenciar uma série de escândalos de negligência no atendimento e reclamações de usuários quanto a estrutura da UPA de Paço, o blog Crítica Cotidiana recebeu várias denúncias de descaso e despreparo envolvendo múltiplos setores da gestão caótica da unidade de pronto atendimento.
Fotos enviadas ao blog Crítica Cotidiana por “informantes bem posicionados” Expõem a total negligência da atual gestão da UPA quanto ao Gerenciamento de Resíduos provenientes dos Serviços de Saúde realizados na unidade. Os resíduos infectantes são descartados de maneira incorreta, veja as imagens:
Segundo denúncias que deverão ser apuradas pela vigilância sanitária, a gestão da UPA de Paço do Lumiar tem negligenciado o descarte de lixo com risco biológico, que de acordo com profissionais da saúde, deveria ser descartado em um saco branco e incinerado, além do mais não poderia ser jogado em lixo comum pelo alto risco de contaminação a algum usuário da unidade ou mesmo aos profissionais da limpeza pública que recolhem o lixo comum.
Nas fotos enviadas ao blog é possível ver na parte de fora que os riscos ao usuário continuam, a lixeira da UPA que deveria estar trancada para evitar o risco de contaminação e transmissão de doenças por contato com residuos biológicos, está escancarada com o livre acesso as seringas e agulhas usadas na casa de saúde.
As denúncias são gravíssimas e apontam para um verdadeiro atentado a saúde pública, já que a gestão do hospital negligencia resoluções criadas pela Anvisa como a RDC n°306/2024 que dispõe sobre o Regulamento Técnico para o gerenciamento de resíduos de serviços de saúde.
O descaso denunciado ao Blog não para por ai, segundo informantes a Unidade de pronto atendimento supostamente não estaria com o PGRSS (Plano de Gerenciamento de Resíduos do Serviço de Saúde) atualizado. Se comprovada a denúncia, a unidade estaria funcionando de forma irregular já que o documento é condição Sine Qua Non para a manutenção do alvará de funcionamento. Mas isso é assunto para as próximas matérias que virão.
2 comments